Gastronomia
Kombucha: entenda o que é a bebida da moda
09/08/2019Atualmente muito tem se falado sobre kombucha, um probiótico milenar feito a partir de chás e fermentado por micro-organismos. Mas o que é uma bebida probiótica? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), probióticos são os micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. "Ele auxilia na digestão e no emagrecimento, além de possuir ação antioxidante, anti-inflamatória e ser uma fonte de energia", explica Gislaine Santana, engenheira de alimentos da Campo Largo, empresa especializada em kombuchas.
Apesar de ser indicado para consumo diário, é preciso estar atento a quantidade ingerida. "A FDA (Food and Drug Administration, setor regulatório de alimentação dos Estados Unidos) recomenda o consumo máximo de 120 ml por dia", alerta Marina Fontana, nutricionista da Clínica Conde. "Mulheres amamentando devem ter um cuidado especial, uma vez que o consumo de kombucha pode exercer uma atividade laxativa no bebê. Crianças com menos de seis anos e pessoas com doenças intestinais devem ter acompanhamento nutricional para o consumo", conclui Marina.
Passo a passo completo de Kombucha
É possível preparar o seu próprio kombucha, mas desde que haja os produtos necessários para a preparação, como o Scoby, do inglês Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast (Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras); o agente que ativa a produção dos micro-organismos, chamado de starter – geralmente o próprio kombucha pronto que acompanha o kit; alé
m dos ingredientes básicos (chá, açúcar, frutas e especiarias). “Todos os produtos podem ser adquiridos na internet ou em lojas de produtos naturais, porém deve-se estar atento para a qualidade do Scoby e demais insumos, para evitar riscos de contaminação”, explica Gislaine.
Para quem deseja produzir tudo em casa, confira duas receitas abaixo:
Kombucha de chá preto + lima-da-pérsia
Rende 2 litros
Ingredientes
- Um recipiente de vidro de três litros com torneira;
- 1 Scoby;
- 500 ml de kombucha de chá preto (essa quantidade é o starter da fermentação);
- 1 pano e elástico para cobrir o recipiente;
- 9 g de chá preto;
- 300 g de açúcar cristal orgânico;
- 10 g de casca de lima-da-pérsia desidratada;
- 2 de água mineral.
Modo de preparo
Ferva 500 ml de água. Coloque o chá preto e a casca de lima-da-pérsia em infusão por cinco minutos. Retire a infusão, adicione o açúcar imediatamente e misture até dissolver adicione 1 e 1/2 litro de água fria. Confira a temperatura, pois o chá quente pode matar a colônia. O alimento deverá estar em temperatura ambiente assim como o starter. Com o alimento já frio, é só colocar no recipiente com o Scoby e o starter. Tampe com o pano e elástico. Guarde por sete dias, sem mexer e ao abrigo da luz e temperaturas extremas.
Kombucha de Maracujá
Receita da Pureza Kombucha - Rende 2,5 litros
Preparação do kombucha (1ª etapa)
- 500 ml de kombucha pronto (o starter);
- 1 Scoby (colônia simbiótica de bactérias e leveduras);
- 2 litros de água;
- 20 g de chá preto ou verde em folhas (ou 10 saquinhos de chá);
- 100 g de açúcar cristal refinado orgânico;
- Uma suqueira ou recipiente de vidro de 2,5 l;
- Tecido permeável e elástico/cordão para fechar a boca do recipiente.
Saborização (2ª etapa)
- 2 litros do kombucha preparado na 1ª etapa, fermentado por um período de 7 a 30 dias;
- 4 garrafas de 500 ml (ajustar quantidade em caso de garrafas maiores/menores) hermeticamente fecháveis ou com tampinhas novas e arrolhador mecânico;
- 100 g de polpa de maracujá;
- 1 gengibre descascado e fatiado em finas lâminas;
- 16 g de açúcar.
Modo de Preparo
1ª etapa
Ferva os 2 litros de água e, em seguida, coloque o chá verde ou preto. Deixe em infusão durante 10 minutos. Depois coe o chá, retirando todas as folhas. Adicione o açúcar, mexa bem e aguarde até que o chá esteja em temperatura ambiente. Em seguida, transfira o chá para a suqueira/barril apropriado, e então adicione o starter liquido (kombucha que já estava pronto) e o scoby. Feche o recipiente com o tecido e amarre, protegendo o líquido contra possíveis insetos e poeira. Mantenha a suqueira em local arejado, sem incidência de luz solar direta. Agora, é só aguardar as bactérias e leveduras fazerem seu trabalho – esta é a primeira fermentação do kombucha. Este processo pode levar de 10 a 40 dias, dependendo das condições climáticas e também das características do próprio líquido. Neste período, o líquido vai perdendo o sabor doce e vai ganhando uma certa acidez. Quando o “chef kombuchier” sentir que o gosto lhe agrada, já pode passar para a segunda etapa da preparação do seu kombucha.
2ª etapa
Tecnicamente, o kombucha já está pronto ao final da primeira etapa. Porém, muitas pessoas apreciam adicionar diferentes frutas, ervas, etc., e realizar a segunda fermentação, gaseificando naturalmente a bebida. Prepare as garrafas que receberão o kombucha. Em cada uma delas, adicione 25 g de polpa de maracujá, 4 g de açúcar e uma fatia de gengibre. Em seguida, encha a garrafa com o kombucha pronto. Vede a garrafa, de forma que não aconteçam mais trocas de oxigênio com o ambiente. E isole a garrafa em um ambiente escuro por 2 a 3 dias, dependendo das condições climáticas (em climas mais frios, esta etapa pode durar mais tempo; em climas quentes, menos tempo). É preciso estar atento ao processo de gaseificação, para que não se forme muito gás dentro da garrafa, ocasionando explosões. Após este período, leve as garrafas para a geladeira, cessando o processo de gaseificação.
Receita fácil de fazer de Kombucha
Já para quem prefere adquirir o kombucha pronto e saborizá-lo em casa, a nutricionista Marina indica essa receita com gengibre. Confira!
Ingrediente
- 1 litro de kombucha;
- 10 g de gengibre;
- suco de um limão.
Modo de preparo
Corte o gengibre em cubos pequenos, esprema o limão e coloque em um recipiente junto com o kombucha preparado. Deixe seguir a segunda fermentação, que deve durar de três a sete dias. Após o período, a bebida estará pronta!
Drink de Kombucha
Quem também indica sua receita de kombucha é o chef Renato Caleffi, do Le Manjue Organique. Ideal para quem deseja receber os amigos com um drink não alcoólico.
Ingredientes
- 350 ml de kombucha de hibisco com gengibre (ou o sabor que preferir);
- 1 rodela de abacaxi de 1 cm cortado em cubos;
- 1 unidade de anis estrelado;
- 1 pimenta dedo-de-moça;
- 3 unidades de semente de cardamomo;
- 1 unidade de haste de canela do Ceilão;
- 1 raminho de tomilho;
- flores da estação;
- gelo.
Modo de Preparo
Adicione gelos no copo, coloque o abacaxi, as especiarias e complete com o kombucha. Ajuste o raminho de tomilho e a pimenta, que pode decorar a taça ou ser colocada na composição da bebida. Sirva!
Prazo de validade
Em relação ao prazo de validade, Tais Tomaz Roque, nutricionista parceira da Vih! – marca especializada em kombucha –, alerta que a bebida deve ser conservada em geladeira por até cinco meses. "A fermentação não pára na geladeira, somente desacelera", explica.
Fonte: Casa & Jardim | Por Julyana Oliveira
90 seguidores