Turismo
Praias da Barra da Tijuca
18/06/2023Imagine 18 km de costa com areia branca perfeita, mar límpido, quiosques de praia aconchegantes e restaurantes cercados por manchas de vegetação. Embora seja uma linha de costa contínua, o entorno e o ambiente mudam muito, à medida que você vai de uma praia para outra.
A disputada praia do Pepê dá as boas-vindas à zona oeste. Em seguida vem a praia da Barra da Tijuca, muito procurada por praticantes de esportes pelas boas ondas e vento sempre a favor. A Reserva fica entre as praias da Barra e do Recreio dos Bandeirantes. As águas claras do Pontal e as ondas fortes da Macumba dão continuidade ao litoral, já no bairro Recreio dos Bandeirantes. Logo depois vem Prainha, que mais uma vez recebe o selo internacional Bandeira Azul 2201-2022, Abricó, única praia dedicada à prática de naturismo no Rio, e Grumari, todas dentro de uma reserva ambiental de beleza incomparável. Antes de chegar a Barra de Guaratiba, encontram-se quatro praias paradisíacas: Perigoso, Meio, Funda e Inferno são os nomes das praias selvagens, que devido ao difícil acesso a elas, feito apenas por trilhas e embarcações, são pouco visitadas e praticamente intocadas pelo homem.
Conheça agora um pouco mais sobre essas praias:
Praia do Pepê
A Praia e a Avenida do Pepe receberam o nome de Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, conhecido como Pepe, famoso desportista brasileiro e campeão mundial de asa delta. A Praia do Pepe é muito popular entre os jovens, que vêm aqui para praticar todos os desportos aquáticos possíveis (windsurf, bodyboard, kitesurf, stand up paddle, surf) ou para passear nos vibrantes cafés de passeio. A área à beira-mar do outro lado da estrada está repleta de hotéis, bares, restaurantes e lojas. Quase não há prédios altos neste bairro, o que dá a sensação de estar em uma pequena cidade turística.
Praia da Barra
Com 14,4 km de extensão, a maior praia carioca encanta os que passam ao longo da Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), com suas águas esverdeadas e límpidas.
Praia ideal para a prática do surfe, windsurfe, bodyboarding e pesca de beira. Ainda possui muitos bares, restaurantes e quiosques, iluminação noturna e ciclovia. A partir da Avenida Ayrton Senna, a praia não possui calçadão por ser uma região de preservação ambiental. Nas imediações, situa-se a Reserva Biológica de Marapendi.
Praia da Reserva
Com aspecto selvagem, a Reserva fica entre as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. É uma praia extensa e pouco frequentada, ideal para quem procura um dia de sol mais tranquilo dentro da cidade do Rio. Fica em uma área de proteção ambiental, com 8 km de extensão e possui areia fofa e branca, águas límpidas e vegetação de restinga. Para quem gosta de pescar, a praia da Reserva é uma boa opção.
Praia do Recreio
Enseada de 2,8km de extensão localizada no final da Avenida Lúcio Costa, possui paisagem exuberante e as águas mais limpas da cidade. Praia com extensa faixa de areia, ideal para a prática de esportes como surf, vôlei e windsurfe. Muito frequentada por atletas, costuma sediar campeonatos de surf e bodyboard. Os banhistas podem aproveitar o sol até ele se pôr, pois os edifícios na orla são baixos. Andar de bicicleta pela ciclovia costuma ser o passeio preferido dos moradores do bairro.
A pedra do Pontal marca o final da Praia do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho na areia se forma da praia até a pedra, permitindo que se chegue até lá. A subida até o alto leva cerca de uma hora, e a vista lá de cima vale todo o esforço. É possível observar, do lado direito, toda a extensão de areia do Recreio à Barra da Tijuca e do lado esquerdo, a Prainha.
Praia do Pontal
A Pedra de Itapuã, mais conhecida como Pedra do Pontal, marca o início da Praia do Pontal. Ela estende-se até uma outra pedra, bem mais baixa, que divide o Pontal da Praia da Macumba. A praia é mais frequentada pelos moradores locais, principalmente da comunidade do Terreirão. Possui águas esverdeadas e límpidas, com ondas mais calmas e até com algumas piscinas na areia, dependendo da maré. Boa para levar crianças.
Praia da Macumba
O paraíso dos longboarders fica entre a Praia do Pontal e a Prainha, estendendo-se até o canal de Sernambetiba. A travessia do Pontal para a Macumba se dá por trilha sobre uma pedra que divide as duas praias ou pela ciclovia que circunda a pedra. A praia conta com quiosques por toda a orla e ciclovia, sendo ponto preferido dos surfistas por suas ondas cheias e compridas praticamente o ano todo.
A praia recebeu esse nome porque muitos adeptos das religiões de Umbanda e Candomblé costumavam realizar seus rituais nesta praia. Além dos surfistas, a praia da Macumba é um paraíso para quem procura praias menos movimentadas.
Praia do Secreto
Pequena, escondida e naturalmente bela. Assim é a Praia do Secreto, localizada entre as praias da Macumba e Prainha. Com apenas 12 metros de extensão, o Secreto se tornou um programa alternativo às famosas praias da zona oeste carioca. Trata-se de uma piscina natural cercada por pedras, longe dos prédios e da movimentação da cidade. Para chegar lá, siga pela Estrada do Pontal em direção à Prainha e deixe seu carro em um recuo em frente à trilha, ou no Mirante da Prainha logo em seguida.
Não há placa que sinalize, mas, mesmo assim é fácil localizar a entrada da trilha, que abre um caminho em meio ao verde. Após aproximadamente cinco minutos de caminhada em um visual incrível, os aventureiros devem descer um paredão de pedras de 15 metros para chegar até o mar. É recomendável ir de tênis, pois a pedra é íngreme e escorregadia em alguns pontos. O mergulho na Praia do Secreto depende da maré, portanto, antes de programar sua ida, confira se a mesma está muito alta ou muito baixa porque, nos dois casos, a “piscina” desaparece.
Prainha
Uma pequena faixa de areia com 700m de extensão de mar forte, localizada dentro de uma área de proteção ambiental. Embora o acesso à praia seja asfaltado, não há transporte público até o local. Uma opção aos que não possuem carro é pegar um ônibus até a Praia da Macumba e caminhar por, em média, 2 km até a Prainha. O caminho é uma subida íngreme, mas a vista compensa, desde que não se importe com o esforço.
A Prainha é a praia preferida dos surfistas e descolados, com ondas perfeitas e uma beleza natural indescritível. Como o próprio nome diz, tem uma pequena faixa de areia e mar forte protegidos por morros cobertos por Mata Atlântica. É ideal chegar cedo para aproveitar o sol, que se esconde atrás das montanhas no meio da tarde. Nos quiosques, as pedidas são sanduíche natural, suco e açaí.
Aos sábados, domingos e feriados, durante o verão, há controle de acesso para carros, pois a praia é localizada dentro de um Parque Natural. Nestes dias, o acesso é conforme a lotação dos estacionamentos. Em caso de preenchimento de 800 vagas (200 na Prainha e 600 em Grumari, outra praia dentro do parque), as cancelas da Prainha e de Grumari são fechadas, não permitindo mais a entrada de carros.
Praia do Abricó
Única praia naturista do Rio de Janeiro, está situada na Área de Proteção Ambiental de Grumari e possui aproximadamente 1,5 Km de extensão. Praia de águas cristalinas, cercada por montanhas e vegetação tropical. A praia do Abricó fica em Grumari, dentro da reserva biológica do Parque Municipal de Grumari, após a Prainha. Atualmente é a única praia destinada à prática do naturismo em toda a cidade. Está afiliada oficialmente à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).
Apesar dos meios de transportes coletivos deixarem seus passageiros a cerca de 5 km da praia, existe uma estrada asfaltada, a mesma que leva à Prainha, que possibilita o acesso até bem próximo à praia. Durante o verão, o acesso de carro até ela é controlado, por estar em um APA - Área de Proteção Ambiental.
Praia de Grumari
O cenário lembra praias nativas com fortes ondas, onde são proibidas construções. A área é de preservação ambiental, por isso possui cancelas fechadas e acesso restrito nos finais de semana e feriados durante o verão. O local é frequentado diariamente por surfistas que buscam maiores chances de ondas grandes, quase sempre encontrando o que procuram. As ondas costumam quebrar antes de chegar aos banhistas, que aproveitam as marolinhas geladas em seus pés, tornando Grumari a praia ideal para os dois grupos.
Praias Selvagens
Um verdadeiro paraíso escondido. O Rio de Janeiro é uma cidade famosa por suas praias urbanas, porém pouca gente sabe que no extenso litoral carioca, quatro praias paradisíacas continuam preservadas. Perigoso, Meio, Funda e Inferno são os nomes das praias selvagens que ficam entre Grumari e Barra de Guaratiba, que, devido ao difícil acesso, feito apenas por trilhas e embarcações, são pouco visitadas e praticamente intocadas pelo homem. Para melhor poder apreciar a beleza dessas praias, não se esqueça de levar água e algo para comer, visto que não há lugares onde comprar pelo caminho.
Partindo da principal rua do bairro de Barra de Guaratiba, e após uma trilha de caminhada moderada de cerca de 1h30, você chegará à Praia do Perigoso, à direita está a Pedra da Tartaruga, monte responsável pela separação das diminutas faixas de areia que formam essas belíssimas praias. O recanto pouco visitado da cidade tem fácil acesso, mas é recomendado fazer a trilha acompanhado de guias de turismo especializados.
Fonte: Visit.Rio | Por Calné de Oliveira
90 seguidores