Bem-estar
5 dicas simples para beber mais água todos os dias
17/01/2019Você já deve ter ouvido falar de como beber água é importante para o organismo. Tanto no verão como nas outras estações do ano, manter o corpo hidratado é fundamental para garantir o pleno funcionamento do nosso corpo, pois impacta no transporte de nutrientes, funcionamento dos rins, digestão e até mesmo no equilíbrio da temperatura corporal.
Perdemos água o dia todo pela urina, fezes, respiração e suor. Quando uma atividade física é adicionada, ainda mais água vai embora, a depender da intensidade do exercício. Por isso é tão importante manter a hidratação e, ao se exercitar, tomar mais água para repor o que foi perdido. Quando a temperatura aumenta, ainda mais nesses dias quentes de verão, uma dose extra de água é necessária.
O ideal é tomarmos 30 a 40 ml de água por quilograma de peso corporal, ou seja, uma pessoa com 70 kg, por exemplo, precisa de 2,1 litros de água por dia. Mas se você acabar suando um pouco mais ou mesmo fizer exercícios, pode incluir um pouco mais. O ideal é ouvir os sinais do corpo, principalmente observando seu xixi: se a urina estiver amarela clarinha, bom sinal! Agora se ficar com uma coloração escura, próxima à cor da primeira do dia, melhor se hidratar mais.
Mas nem todo mundo tem esse hábito, por isso, conversamos com especialistas para pegar dicas de como beber mais água e incorporar esse hábito saudável a sua rotina:
1. Aposte na água "saborizada"
Como sabemos água não tem gosto. Para muitas pessoas, essa falta de sabor pode ser uma barreira para beber mais água. A dica é dar mais sabor à bebida. Vale colocar pedaços de frutas, gengibre, hortelã, um pouco de suco de laranja, gotas de limão, enfim, algo que agrade seu paladar. Uma sugestão é colocar uma colher de sopa de suco concentrado para dissolver em 500 ml de água. Também vale deixar cubos de gelo para ter água sempre fresca.
2. Invista em outras bebidas saudáveis
Priorize sucos naturais de frutas, água de coco e chás no lugar de bebidas açucaradas como sucos de caixinha e refrigerantes. Bebidas com cafeína como café e alguns chás devem ser consumidos moderadamente, pois eles são diuréticos e vão fazer você perder mais líquidos. O leite, dê preferência ao desnatado, pois ele tem 87% de água em sua composição.
3. Use garrafinhas
Faça da garrafinha de água uma companheira para o seu dia. Onde quer que você vá, leve uma junto com você. Isso vai ajudar a mantê-lo hidratado. Deixar uma garrafa ou um copo com água na mesa do trabalho pode lembrá-lo de beber mais água durante o dia, afinal, a água está ali bem na sua frente, não adianta usar o esquecimento como desculpa. Comprar uma garrafa nova, um squeeze ou um copo bonito só para esta função pode servir de estímulo. Para crianças, as garrafinhas com personagens de desenho animado e super-heróis ajudam a motivar o consumo.
4. Recorra aos lembretes
Aos esquecidos, nem tudo está perdido. Diante das tarefas do dia a dia, até mesmo a garrafinha de água pode se perder no meio das prioridades. Uma boa dica é colocar um alerta no celular para lembra-lo de tomar água. Outra dica é usar aplicativos que te ajudam a saber o quanto de água você já consumiu e o quanto falta ingerir de água naquele dia. E um truque mais analógico: dá para marcar sua garrafinha com metas de ingestão de água por horário: por exemplo, até às 10h da manhã você tem que tomar um quarto do seu squeeze, então você desenha uma risca com o horário.
5. Coma alimentos com bastante água
Alimentos com bastante água normalmente são nutritivos e pouco calóricos. Frutas e vegetais, por exemplo, carregam 90% de água em sua composição. Entre as frutas ricas em água estão: melancia, laranja, mexerica, maçã e melão. Alface, couve, brócolis, repolho e beterraba também carregam bastante água. A carne, dependendo do tipo, tem de 60% a 75% de água em sua composição.
Fontes: Lara Natacci, coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN); Vivian Suen, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Visto primeiro em: UOL VivaBem | Por: Maria Carolina Buriti
90 seguidores