Decoração
Como decorar a casa na primavera
22/10/2018Cores, frescor e dias ensolarados. A primavera chega e o clima do lado de fora se transforma completamente. Dentro de casa, vale fazer pequenas mudanças para entrar no mesmo alto astral da estação. E isso vai além de colocar arranjos de flores nos ambientes. Pedimos a alguns profissionais sugestões de como deixar o décor no clima. Confira as dicas:
Cores nas paredes
Não é tão simples, mas mudar a cor de uma das paredes adicionando tons alegres e vibrantes transforma completamente a decoração. Considere investir em uma das 5 tonalidades que vão tomar conta de 2020. Um pouco mais práticos, os papéis de parede desempenham bem essa função, como a versão listrada em azul e branco num clima meio navy usado nesta sala de almoço assinada por Ana Yoshida. As cadeiras num tom mais claro ajudam na atmosfera fresh e divertida.
Almofadas
O acessório é uma alternativa ótima para mudar a decoração gastando pouco. Segundo as profissionais do doob arquitetura, Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, a dica é trocar as capas das almofadas por modelos com cores mais claras e pequenos detalhes da natureza. "Em tamanhos variados, escolhemos tons de amarelo e verde e estampas botânicas para a sala desse apartamento", sugere Daniele.
Cortinas
Para permitir que a luz do sol entre nos ambientes criando espaços mais aconchegantes, vale investir em cortinas de tecidos mais leves e claros. Elas permitem o controle suave da incidência de luz natural. Aposte em linho, voil, seda, gaze de linho e organdi.
Floresta Urbana
Na varanda ou dentro de casa, entre na tendência das florestas urbanas, enchendo a casa de plantas e criando um refúgio particular – ótimo antídoto às rotinas estressantes. Neste projeto assinado por Denise Barretto, a arquiteta usou variedades de plantas como ficus lyrata, filodendros, palmeiras chamaedoreas, pata de elefante, clusias, evônimos e buxus, injetando boa dose de bem estar. "Todo mundo pode criar uma conexão com a natureza no lar, seja em varandas, quintais, ou até mesmo num jardim vertical na sala de estar. O importante é ter criatividade e procurar as espécies e tamanhos que combinem e funcionem em cada espaço", explica Denise.
Flores
Elas não podiam ficar de fora, claro! Marca registrada da primavera, as flores dão um up instantâneo na decoração. Para criar os arranjos florais, é preciso ficar atento ao estilo do décor e avaliar as condições do ambiente em relação a ventilação, intensidade de sol, sombra, etc. para escolher as espécies certas. Nesta sala projetada por Nicole Finkel, o vermelho das astromélias, colocadas no vaso de vidro preto, trouxe vida à sala com décor neutro. Em ambientes assim é mais fácil brincar com as cores das flores. Já em espaços com tons vibrantes, o ideal é apostar em espécies neutras. Entre as mais usadas nos arranjos estão gérberas, orquídeas, lírios e camélias.
Fonte: Casa Vogue | Por Mariana Conte
90 seguidores