O Aquinabarra Conferiu
Cultura Geek e muita diversão
24/07/2018Com cerca de 30 mil ingressos vendidos, a segunda edição do Geek & Game Rio Festival 2018 (GGRF) se firmou como um evento diferenciado dedicado à cultura pop para reunir toda a família, das crianças aos adultos. O Aquinabarra foi conferir o evento no sábado (21) e a sensação era de estar dentro de uma história em quadrinhos, várias séries Netflix e dos filmes que fazem a cabeça da cultura geek.
Apesar do grande número de participantes, o evento estava muito tranquilo, bem organizado e sem qualquer tumulto. A gente podia ver que tanto nas crianças quanto nos adultos estavam realmente se divertindo. Também, não era para menos, com tanta opção de entretenimento. A gente caminhava pelos corredores do pavilão 4 do Riocentro e dava de cara com quase todos os nossos personagens favoritos... e os que mais adiamos também.
Inspirados em games e histórias em quadrinhos, os cosplayers marcaram presença neste segundo dia de evento e fizeram a festa nas máquinas fotográficas e celulares dos participantes. Já no palco, o grande sucesso foi o Kids Cosplay Awards, realizado no Geek Station. Dezesseis crianças competiram pelo prêmio e o vencedor foi Kaique Oliveira, com cosplay de Alphonse Eric, do anime Fullmetal Alchemist. Já na categoria adultos, 62 personagens competiram e a vencedora foi a Mariza Scheid, vestida de Yennefer, do jogo The Witcher 3. O palco ainda recebeu outros grandes destaques, como o quadro The AdoroCinema Show e o UTC – Não Pode Rir. O primeiro contou com a presença muito esperada de Tom Wlaschiha.
Mais cedo, o campeonato de trocadilhos, UTC (Ultimate Trocadilho Championship) conquistou a plateia imediatamente e contou com a participação de Matheus Castro, Marcos Castro, Ed Gama, Fred Mascarenhas, Henrique Fedorowicz e Luciana D’Aulizio, além do convidado Gigante Leo, da peça “Mentira tem perna curta”. O espaço estava lotado, com público em pé inclusive na área externa do Geek Station. A área também contou com o painel “Mundo Cosplay”, onde os personagens Danielle Vedovelli, Kayo Pantoja, Eder Cosmaker, Giu Hellsing, Mônica Somenzari, Thais Yuki LeFay e a apresentadora Pérola Luizi falaram sobre o reconhecimento da profissão, a dedicação e ainda aproveitaram para agradecer ao Homem de Ferro por disseminar a cultura cosplay.
“Hoje em dia não somos mais vistos como os estranhos fantasiados ou o carnaval fora de época, somos realmente um nicho do mundo geek e já não sofremos tanto preconceito”, comemora Pérola. Batalha Geek, Mundo dos Quadrinhos e o show de Tauz fecharam as atrações do dia no palco Geek.
No espaço Games From Rio, iniciativa do Sebrae em parceria com Prefeitura do Rio, o público pode experimentar 25 jogos desenvolvidos por empreendedores cariocas. A estudante de Design Camila Schmitz integra o grupo que há um ano vem desenvolvendo o programa “Politicagem”, que em breve será disponibilizado ao público. “A interação com o game possibilita ao usuário vivenciar o dia a dia de um político por meio de um personagem criado para o jogo, permitindo que as pessoas fiquem por dentro desse cotidiano de uma forma divertida e simples de ser utilizada”, explica.
Crianças, jovens e adultos não deixaram de participar do Just Dance, jogo eletrônico desenvolvido pela Ubisoft. Com hits de sucesso do mercado musical, o game, mais uma vez, animou o público presente, que além de dançar e ter seus minutos de fama, aplaudiu e brincou junto com quem se apresentava.
Outra opção para quem visitou o evento no sábado foi o Arkadium, área de jogos de console e computador. Em apenas dois dias de evento, cerca de 4 mil pessoas experimentaram neste espaço diferentes games pra PC, Xbox e de realidade virtual. Na D20 District, área de jogos de tabuleiros e cartas, Dixies e Black Stories encabeçaram a lista dos mais vendidos hoje.
Quem caminhou pelo pavilhão 4 do Riocentro, pôde conferir diversos estandes de camisetas e objetos colecionáveis, livros de literatura fantástica e do universo gamer. Antonio Alex Rodrigues da Silva, 25 anos, comprou cinco livros de Paulo Crubim e Cristina Eiko, artistas e escritores que expõem suas criações na Artist Alley. “Sempre ouvi falar muito bem deles. Acompanho o canal de HQ da dupla há muito tempo. Estou muito feliz em conseguir o autógrafo deles. Estou curtindo bastante o evento”, diz.
Com sucesso de público, a última atração do dia foi o Meet & Greet, que recebeu ator de Game of Thrones, Tom Wlaschiha, e o personagem Seu Barriga, interpretado por Édgar Vivar no clássico programa mexicano Chaves.
Já o espaço Little Heroes recebeu uma programação variada, repleta de atrações interativas, voltadas para crianças.
Segundo os organizadores, “A segunda edição do Geek & Game Rio Festival superou todas as nossas expectativas e o público carioca só nos confirmou o quanto é receptivo a este universo de cultura pop. Tivemos participações importantes e grandes destaques. Oferecer ao público a possibilidade de assistir ao primeiro campeonato feminino de Rainbow Six é um divisor de águas. Já estamos nos programando para a terceira edição, que será de 19 a 21 de abril de 2019”, revela Tatiana Zaccaro, Diretora da Fagga GL events, organizadora do Geek & Game Rio Festival.
Veja as fotos oficiais do evento AQUI
90 seguidores