Plano de Fuga
Itaipava, um destino de charme na região serrana do Rio
25/07/2019Por CALNÉ DE OLIVEIRA
Itaipava um dos mais cobiçados destinos de charme da região serrana do Rio de Janeiro. Nela, você encontra o charme da montanha sem abrir mão de algumas comodidades e conforto encontrados em uma grande cidade. Isso tudo é possível por causa da proximidade com o Rio de Janeiro, que fica a apenas 1h30. É o tipo de roteiro que você pode fazer em um dia, caso você more na região metropolitana do Rio. Mas, se preferir pernoitar no final de semana, os hotéis e pousadas não deixam a desejar para nenhum hotel bacana do Rio de Janeiro.
O centro gastronômico, considerado um dos mais importantes da região serrana, conhecido como Vale Gourmet, possui o primeiro restaurante de alta gastronomia francesa da região serrana, o Le Moulin Belle Mounière, reinaram sozinho como destino gastronômico por vinte anos. Nos tempos do Brasil Colônia, Itaipava não passava de uma singular referência às margens de uma trilha que seguia às margens do Rio Piabanha, um ponto de parada para descanso dos cavalos e de quem os conduzia.
Na década de cinquenta, o trem inicia o seu crescente processo de decadência. As "marias-fumaças" são substituídas gradativamente pelos veículos automotores. Com isso, Itaipava servia como "parada técnica" dos viajantes que íam para outras regiões serranas fluminenses, para uma refeição rápida. Ninguém imaginava que isso se tornaria um hábito carioca que perdura até hoje: pegar o carro e subir a serra para almoçar.
Itaipava deixou de ser um ponto de parada e consolidou-se como destino turístico para os apreciadores da boa mesa. Rapidamente, expandiram-se pelos arredores os produtores rurais, fornecendo trutas, cogumelos, mel de abelha, ervas aromáticas, hortaliças orgânicas e escargots. Em seguida, multiplicaram-se os produtores artesanais de queijos, de chocolates, geleias e doces.
As opções de comércio de alto nível estão cada vez mais diversificadas. Antiquários, artesãos e artistas plásticos se estabeleceram por lá. As fábricas de roupas de Petrópolis criaram a Feirinha de Itaipava, grandes marcas espalham-se pelos shoppings centers. Fondues passaram a ser servidos com bons vinhos ao calor das lareiras. À noite, ao menos nos fins de semana para quem procura o agito das baladas.
Minhas dicas
Se você vai apenas passar o dia, sugiro começar a subir a serra lá pelas 8 horas da manhã. Saia de casa sem tomar café da manhã, porque a primeira parada, na Pavelka, no alto da serra, antes mesmo de chegar a Itaipava, é obrigatória. Lá você encontra lanches deliciosos e uma lojinha com produtos como geleias, amanteigados e pães. O lugar é espaçoso, mas fica sempre cheio nos finais de semana. O atendimento é rápido e eficiente.
Depois do cafezinho, é só seguir em frente até Itaipava. Na Estrada União e Indústria, que corta praticamente toda a cidade, tem pequenos e charmosos malls com lojas de roupas, decoração, mobiliário, antiquários, paisagismo e lojas de presentes. Por ali mesmo você vai encontrar inúmeras opções para almoçar, quando bater aquela fome. Minha dica, para quem gosta de variedade, é o restaurante a peso Pimenteira Imperial, no Shopping Arcadia Mall, loja 23. A comida é bem selecionada, tem diversas opções e o lugar é bastante atraente. Se você quiser opções mais requintadas para almoço, tenho várias recomendações, como: o Empório Maria Maria, comida italiana, local aconchegante e requintado; outro bom restaurante para quem vai com a família é o Solar do Castelo, com variado cardápio e uma super área kids, além, claro, da vista mágica do Castelo de Itaipava; Don Bistrô, na charmosa Vila Luiz Salvador, com adega de vinhos nacionais e importados e menu seleto, com destaque às massas e carnes, em ambiente elegante.
Se você pretende retornar para o Rio no mesmo dia, o mellhor horário para visitar a Feirinha de Itaipava é no meio da tarde. Assim você não precisa descer a serra muito tarde. Dependendo do tempo, a neblina é bem densa à noite. A Feirinha de Itaipava é considerada como pólo de moda de Itaipava com reconhecimento em todo o território nacional. São 390 stands que reúnem o melhor do vestuário feminino e masculino de todas as idades, desde a moda íntima a vasta gama de acessórios, que incluem calçados, bolsas e jóias. Além disso, há artesanatos, móveis e diversos artigos para presentes.
Mas, se você resolver pernoitar em Itaipava, não vai se arrepender. Já me hospedei em diferentes locais, desde o confortável Hotel Clarion Itaipava, dentro do luxuoso Granja Brasil Resort, um complexo contendo clube, restaurantes, spa, moradias e flats, podendo usufruir de tudo isso sendo hóspede no hotel. No mesmo condomínio, também me hospedei no Flat da Camille, reservado pelo site AirBNB, um delicioso, espaçoso, completo e novo. O apartamento no coração de Itaipava, fica próximo aos melhores restaurantes da região, Parque de Exposição, Feirinha de Itapaiva, Castelo de Itaipava e Shoppings. O apartamento acomoda até 4 pessoas, sendo uma cama de casal queen e um sofá cama. Possui cozinha plajenada com cooktop, forno elétrico, frigobar e ar condicionado (quente/frio). O hotel dispõe de academia, jacuzzi, estacionamento, piscina e outros serviços. Caso prefira as tradicionais pousadas, sem abrir mão do conforto, recomendo a Pousada Arcádia, com decoração rústica, típica de uma pousada do campo, mas bem confortável, com as comodidades e facilidades encontradas nos centros urbanos.
Estas são apenas algumas opções de hospedagem que eu já experimentei, e que ficam bem dentro do burburinho de Itaipava. Eu gosto de colocar o pé na rua e ter o que fazer! Mas, para quem curte locais mais afastados e tranquilos, Itaipava também tem excelentes opções. Prometo que vou experimentar algumas e te falar na próxima oportunidade!
Então, se você resolveu passar a noite em Itaipava, não faltam restaurantes e bares para esquentar, literalmente, a sua noite. O Benvenutti (Shopping Itaipava) é um que há duas décadas é escolha inevitável de quem gosta de ficar na paquera de moças que circulam pelas butiques do Shopping Itaipava. O Blitz Pub (na Estrada União e Indústria) tem mesa de sinuca, telão ligado nos jogos de futebol e nas lutas de UFC e música ao vivo, do choro ao rock. Além do chope, o cardápio tem comidinhas, como linguiça calabresa, croquete e caldos de canjiquinha e de frango. O Cervejota pertence aos mesmos donos da Adega do Pimenta, de Santa Teresa, no Rio, com anos de tradição na mistura de chope e petiscos. Quem gosta de música ao vivo, indico o Faustino. Todos os dias tem música ao vivo, com jazz na quinta e pop rock no sábado. Há petiscos como o de linguiça suína artesanal flambada na cachaça e entradas como o mix de antipasto com pães orgânicos. Já no New Horse Club (Estrada União e Indústria, 10793) o estilo é de bar texano com música ao vivo (sertanejo na quinta, pop rock na sexta, acústico no sábado e samba no domingo). No cardápio, aperitivos como queijo de coalho e bobozinho de camarão.
O Nucrepe há duas décadas é um dos pontos mais tradicionais e badalados da noite de Itaipava. Funciona todos os dias, mas os mais quentes são a quinta, com forró, a sexta, dedicada a novos talentos, choro e samba, e o sábado, quando o forte é o rock. A especialidade do lugar, como diz o nome, é o crepe. Se você gosta de cachaça, o Venda 46 é a melhor cachaçaria com petiscos para acompanhar a bebida e os drinques que são feitos com aguardente. Se quiser que o dia acabe em pizza, uma das melhores opções é a pizzaria Forneria Itaipava, com cardápio de pizzas gourmets, vinhos variados, clima intimista e decoração ao estilo provençal.
Como você pôde perceber, não faltam opções para aquecer as noites em Itaipava. E aí, vamos subir a serra?
90 seguidores