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Wine Bar: uma nova opção para apreciar vinhos
02/08/2018Os brasileiros estão consumindo muito mais vinho do que anos atrás. E ao que tudo indica a tendência é continuar aumentando a quantidade da bebida consumida por habitantes, ou seja: o mercado de vinhos, tanto com rótulos nacionais quanto estrangeiros, está a todo vapor. Isso é o que reforça um levantamento da Ibravin, Instituto Brasileiro do Vinho, que mostrou, entre outros, um crescimento de 142.384.337 litros consumidos somente nos primeiros meses do ano passado.
Com isso, os chamados Wine Bar, têm conseguido destaque ao oferecer rótulos selecionados, até certo ponto difíceis de serem encontrados, degustação de vários tipos de bebida, não precisando pedir a garrafa inteira, além de mostrar que a bebida pode ser degustada em qualquer época do ano. Pode parecer que não, mas como o Brasil tem clima muito quente na maior parte do ano, não há exatamente um momento em que as pessoas se dedicam mais à bebida. Esse é o caso, por exemplo, dos espumantes e vinhos do tipo rosé, que são muito apreciados nos períodos mais quentes, e os vinhos tintos, comprados em todos os meses, mas, principalmente nos mais frios.
Uma curiosidade é a questão de, apesar do calor, os vinhos tintos são sempre os campeões de venda. Mas não há como negar que datas comemorativas como o Dia dos Namorados, Festas de Fim de Ano, aniversários e as férias de janeiro e julho são realmente os períodos em que as pessoas estão mais propensas a levantar as taças com boas doses de vinhos nacionais ou internacionais. Aliás, é importante ressaltar que a procura pela bebida produzida no exterior tem aumentado também: notou-se um aumento de quase 40% na vinda dos vinhos de outros países para as estantes brasileiras.
Fugindo dos tradicionais bares e botecos, a House of Wine, propõe uma nova experiência para os amantes da bebida ao oferecer um cardápio adaptado para o vinho oferecendo harmonização de petiscos como tábuas de frios, grana padano com mel trufado, porção de azeitonas portuguesas feitas com conhaque, patê de foie grãs, entre outras, que harmonizam com os melhores vinhos da casa.
“Nosso portfólio é bem variado com mais de 250 rótulos que variam entre R$ 30 a até R$ 700 de países como Itália, França, Espanha, Uruguai, África do Sul, Chile, Argentina, Portugal, sendo os três últimos responsáveis por 60% a 70¨% das vendas. Também sempre buscamos trazer novidades, entre elas, o L'Entrecôte, vinho francês que vem com uma receita no rótulo para harmonizar a bebida com churrasco e Aimé, da Bodega Ruca Malen, mais fácil de beber e mais leve, desenvolvido especialmente para o público jovem, os chamados millennials, que estão começando no mundo do vinho” comenta Joca Ururahy, sócio-fundador.
Para Ururahy, “é preciso que o comerciante saiba realizar promoções para datas comemorativas e estimule seus clientes e consumirem bebidas com bons rótulos de acordo com as estações do ano”, que complementa: “é superimportante que a gente mostre para os brasileiros que o vinho é uma bebida deliciosa e acessível que pode ser consumida com regularidade”, finaliza.
HOUSE OF WINE | Shopping Barra Point - Av. Armando Lombardi, 350 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
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