Gastronomia
Vinhos de Portugal volta ao Rio
25/05/2018O maior evento de vinhos portugueses para consumidores fora de Portugal, Vinhos de Portugal, chega a sua 5ª edição no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de junho no CasaShopping; e a sua 2ª edição em São Paulo, de 8 a 10 de junho, no shopping JK Iguatemi. Os valores dos ingressos, dependendo da atividade escolhida, variam de R$77 a R$180, e podem ser adquiridos pelo sitevinhosdeportugal2018.com.br. O evento traz, para as duas capitais brasileiras, atividades diversas com degustações, provas e harmonizações e curso de introdução aos Vinhos de Portugal.
Dirceu Vianna Júnior, o único representante da língua portuguesa, no mundo, reconhecido com o título de Master of Wine (maior título de excelência e profissionalização em vinhos do mundo, oferecido pelo Instituto Master Of Wine, de Londres) guiará quatro provas especiais no evento em cada cidade. Dentre elas destacam-se a prova com grandes vinhos de anos de Copa do Mundo e a prova com a presença de três produtores portugueses, mostrando dois de seus vinhos, no formato de um bate-papo com o Master of Wine.
Já no espaço conhecido como “Mercado de Vinhos” o público poderá degustar cerca de 600 rótulos de vinhos portugueses em sessões de duas horas. No Rio de Janeiro estarão presentes neste espaço 79 produtores portugueses e, em São Paulo, 84 produtores, configurando a maior edição do evento, desde a sua estreia, em 2014.
Provas e harmonizações com temas específicos e guiadas por críticos renomados como Rui Falcão (apenas no Rio), Manuel Carvalho, Jorge Lucki, Alexandra Prado Coelho e Luís Lopes (apenas em SP) também estarão disponíveis. Ainda será oferecido um curso da Academia de Vinhos de Portugal no qual os participantes recebem um certificado da ViniPortugal pela conclusão.
Dentre as provas e harmonizações, destacam-se as duas guiadas por Jorge Lucki, crítico do Valor Econômico e um dos maiores críticos de vinhos do Brasil. Lucki fará uma prova com vinhos da safra portuguesa de 2007 e outra comparando as safras de 2005 e 2015 para mostrar a evolução da bebida no período de dez anos.
O evento Vinhos de Portugal é uma realização do jornal O Globo, Público, Valor Econômico e revista Época, com parceria da Vinhos de Portugal; patrocínio do CasaShopping, Pão de Açúcar e Construtora Canopus; apoio da Agência Regional de Promoção turística Centro de Portugal, do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, das Comissões de Vinhos do Alentejo e do Dão, da Universidade de Coimbra, da TAP, da AGO Mercedes-Benz e de Volvo AB Gotland; apoio educacional do SENAC SP e apoio institucional do Experimenta Portugal.
90 seguidores